Quais as diferenças entre a manteiga, margarina e creme vegetal?

Você sabe quais as diferenças entre a manteiga, margarina e creme vegetal? Será que algum destes é bom para a nossa saúde?

Manteiga

 

A manteiga é um alimento de origem animal, com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e calorias, pelo qual é recomendável em doses moderadas. Contém, vitaminas A, D K2 e E, a lecitina, o iodo e o selênio.  É obtido pela mistura do creme pasteurizado derivado exclusivamente do leite de vaca.

 

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a manteiga é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura. A manteiga é pobre em ácidos graxos trans (AGT), porém a mesma é rica em ácidos graxos saturados, que são lipídios de origem animal.

 

A manteiga é uma das matérias gordas de mais fácil digestão, porque tem pouco tempo de permanência no estômago e rápida taxa de absorção.

 

É recomendável em doses individualizadas para atletas ou pessoas que tenham um grande gasto energético. Não é indicado o seu consumo para pessoas com colesterol elevado (hipercolesterolemia).

 

Margarina

 

A margarina é um alimento de origem animal e vegetal. Apesar de conter gorduras saturadas, aquelas que podem aumentar os riscos de problemas cardíacos se consumidas em excesso, também tem vitaminas A, D, E e K, importantes para o bom funcionamento do organismo. Mas há outros ingredientes do alimento que pedem atenção, algumas marcas adicionam corantes, o que devemos evitar.

 

A margarina um produto gorduroso em mistura estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e por óleo ou gordura vegetal, destinados à alimentação humana (sendo mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas).

 

Segunda a ANVISA o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%, possui alto teor de calorias gordura insaturadabaixo teor de gordura saturada, zero de colesterol.

 

Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação (verifique no rótulo).

 

Creme vegetal

 

É livre de gordura animal, é feito apenas com gorduras vegetais (sementes de girassol, milho, soja, entre outros), tem baixo teor de calorias e gordura saturada, zero colesterol. É rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E, possui gordura insaturada. Existem versões culinárias.

 

O creme vegetal segundo a ANVISA tem o teor de gordura entre 42 e 68%muito menor que as manteigas e margarinas.